Compartilhe

Saiba o que é descolamento de placenta, quais as causas e sintomas, e conheça ainda os riscos e tratamentos para essa condição. Leia abaixo!

O que é descolamento de placenta?

O descolamento de placenta é uma condição na qual a placenta se separa da parede interna do útero antes do parto. Isto pode causar sangramento grave e pode ser fatal tanto para a mãe quanto para o bebê. Os sintomas do descolamento de placenta incluem dor abdominal, sangramento vaginal e contrações mais frequentes, mais fortes e mais longas do que o normal. A placenta descolada é considerada uma emergência médica e requer atenção imediata.

O que causa deslocamento de placenta?

Nem sempre é possível detectar o que causou o descolamento da placenta, mas muitas vezes está associado a alguns fatores de risco. Estes incluem:

 

  • pressão alta;
  • deslocamento de placenta em gravidez anterior;
  • tabagismo;
  • uso de cocaína;
  • trauma no abdômen;


Em alguns casos, o deslocamento de placenta pode ser causado por distúrbios da própria placenta, tais como a insuficiência placentária. É importante saber que o deslocamento da placenta pode acontecer sem ter uma causa conhecida.

O que acontece com o bebê quando há descolamento da placenta?

Em casos de placenta descolada, o bebê pode ser privado de oxigênio e nutrientes da placenta, o que pode ser fatal. Em muitas situações, quando os quadros são mais leves, pode ser que o descolamento de placenta não cause nenhum dano imediato ao bebê, ainda que possa levar a situações como um parto prematuro.

Em casos graves, o descolamento de placenta pode causar sofrimento fetal, o que significa que o ritmo cardíaco do bebê não está dentro do padrão normal. Isto pode levar à morte do feto se não for tratado prontamente. É importante que a mãe receba pronto atendimento médico para evitar qualquer dano ao bebê.

É possível ter parto normal com descolamento de placenta?

Em muitos casos, o descolamento da placenta é uma condição grave que requer atenção médica imediata. Se for um descolamento grave, o parto normal pode não ser possível e a indicação médica de cesariana será a alternativa mais indicada para mãe e bebê. Esta decisão será tomada pela equipe de saúde com base nas circunstâncias específicas de cada caso.

Em casos menos graves de descolamento de placenta, pode ser possível ter um parto normal, mas isto também dependerá da gravidade do descolamento e da condição da mãe e do bebê. É importante receber cuidados pré-natais regulares e conversar com seu médico sobre quaisquer riscos potenciais.

Qual é a melhor posição para dormir com descolamento de placenta?

Se você apresenta placenta descolada, é importante seguir as instruções de sua equipe de saúde. Em geral, deitar-se sobre o seu lado esquerdo é a melhor posição para dormir quando você está grávida, pois pode melhorar o fluxo sanguíneo para a placenta e para seu bebê.

Entretanto, o mais recomendável em casos de descolamento da placenta é pedir recomendações ao seu médico ou médica, que poderá informá-la sobre posições diferentes para dormir ou pode aconselhá-la a evitar dormir de costas. É importante seguir as instruções de seu médico e procurar ajuda se você estiver preocupada com algo em particular.

Tenho ou tive descolamento de placenta, posso engravidar novamente?

É possível engravidar novamente mesmo tendo tido descolamento de placenta, mas é importante discutir qualquer risco potencial com seu médico. O descolamento de placenta pode aumentar o risco de complicações em futuras gestações, tais como parto prematuro e reincidência de descolamento de placenta.

Seu médico poderá dar mais informações sobre esses riscos e pode ajudá-la a tomar uma decisão informada sobre se deve ou não engravidar outra vez. Também é importante receber cuidados pré-natais regulares e acompanhar de perto quaisquer futuras gestações.

denise gomes curso para gestantes

Curso para Gestantes

Não vá para o parto com dúvidas! Assuma o controle da sua gravidez e viva uma Gestação Plena com este curso para gestantes da Dra. Denise Gomes!

Sobre a autora

Compartilhe

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Vila Materna é um portal de informações baseada em evidências científicas sobre gestação, maternidade e educação e com firme compromisso com a perspectiva feminista e os direitos das mulheres e crianças.

    Inspiração

    “A mulher viva e politizada afirma ser uma pessoa quer esteja ligada a uma família ou não, quer esteja ligada a um homem ou não, quer seja mãe ou não”.


    – Adrienne Rich, Of Woman Born: Motherhood as Experience and Institution

    Aline Rossi © 2020. Todos os direitos reservados.