Ok, você decidiu ensinar inglês para a(s) sua(s) criança. É uma boa escolha, visto que inglês é atualmente a língua franca do mundo, falada por 13% da população mundial (nativos e não-nativos) e é a língua oficial em 53 países. Ou seja, é uma habilidade muito potente para ter!


Seja qual for o método que você escolheu para ajudar seu filho a aprender inglês – curso online, escola de inglês, professor particular, etc. – existem também outras formas de apoiar o aprendizado do seu filho em casa e tornar esse processo mais fácil.


Aqui vão algumas dicas para ajudar as crianças a aprenderem inglês em casa, adaptando o ensino ao cotidiano delas e trazendo a língua para o seu dia a dia!


1 – Coloque etiquetas adesivas nos objetos com os nomes em inglês

Uma dica bastante simples, fácil de fazer, sem custos, é escrever o nome dos objetos que a criança usa regularmente em casa em post-its ou etiquetas adesivas e colar pela casa. Por exemplo, no guarda-roupa (wardrobe), nas gavetas (drawer), no espelho (mirror), etc. Isso ajuda a aproximar o inglês da realidade cotidiana dela e também ajuda a ampliar o vocabulário das crianças, introduzindo termos comuns do dia-a-dia.


2 – Coloque músicas infantis para tocar em inglês

Algumas músicas são universais. Tem no Brasil, nos States e sabe Deus mais onde, em todo lado, basicamente. Experimente trazer para o cotidiano, especialmente nos momentos lúdicos (hora de brincar, hora do banho, quando cozinham juntos talvez), versões em inglês das músicas que as crianças já conheçam, como: “The wheels on the bus” (as rodas do ônibus) ou “Twinkle, twinkle little star” (brilha, brilha estrelinha).


Se a criança já conhece o ritmo, fica mais fácil identificar o som das palavras e isolá-los da melodia de fundo, bem como ajuda a relacionar as palavras com sua língua de origem.


3 – Compre livros bilíngues ou versões em inglês dos seus livros favoritos

A maioria das livrarias já disponibiliza livros infantis bilíngues, isto é, que estão escritos em ambas as línguas, Português e Inglês. Se você também fala inglês, é uma boa ideia ler a história em inglês para a criança e, especialmente, deixar o livro ao alcance dela durante o resto do tempo, fora da “hora da leitura”, para que ela possa pegar, olhar, examinar e interagir.


4 – Apresente jogos em inglês

Se seu filho gosta de jogos e você disponibiliza um espaço de tempo, ainda que curto, para que ele jogue no tablet, videogame ou no celular, baixe jogos em inglês para que ele se acostume a ouvir e a ver/ler as palavras em inglês. Como é um momento que, em geral, as crianças estão concentradas em tentar completar alguma atividade, elas estão mais abertas a absorver a informação e fazer as correlações necessárias entre a língua nova e a língua materna.


5 – Assista desenhos em inglês com elas

Se sua criança assiste desenhos animados no YouTube ou outras plataformas de Streaming, você pode assistir desenhos em inglês com elas. Desenhos infantis normalmente têm vocabulários simples e diálogos curtos, o que facilita a “digestão” das palavras novas, do vocabulário e a pronúncia. E, estando juntos, você pode ir tirando dúvidas caso elas surjam.


6 – É sobre vocabulário, não sobre gramática!

Esqueça a gramática. Crianças aprendem melhor se sentirem que estão aproveitando e se divertindo no processo (como todos, aliás…). Se vocês têm um “momento em inglês”, foque em aumentar o vocabulário da criança para que ela tenha ferramentas para tentar se comunicar, deixe a gramática para a escola ou para quando for mais velha. É importante que ela se sinta confortável para tentar e errar, sem sentir a inibição, a vergonha e o medo de serem corrigidos.


7 – Compre um curso online de inglês para crianças

Se você não fala inglês e não se sente preparada(o) para apoiar suas crianças com vocabulário, leitura e sons em inglês – o que é bastante comum, na verdade – uma boa opção pode ser adquirir um curso online em inglês que seja adaptado e adequado para crianças. Assim, a criança poderá assistir em casa e, especialmente, se for algo animado (e não trazer aquela sensação de “mais aulas depois das aulas”) isso pode se transformar num lazer muito rico!



Conheça o Curso Online Animado de Inglês para Crianças – Aprenda com a Lily!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.