Sobre A Vila Materna
Fundadora
Aline Rossi, 31 anos. Imigrante, Feminista, Doula e Consultora de SEO. Sou a idealizadora e fundadora do portal Vila Materna, e essa página é para contar um pouco mais sobre esse projeto e suas bases.
Informação por e para mulheres
O Vila Materna foi fundado em 2021 com o propósito de divulgar conteúdos sobre, por e para mulheres, especialmente mulheres mães. Aqui, partilho conteúdos informativos baseados em evidências científicas atuais, bem como conteúdos reflexivos e críticos para pensar a condição materna, a educação e a sociedade em geral.
Enquanto feminista, pensadora e criadora de conteúdos, escrevo e traduzo conteúdos feministas sobre as mulheres, criança se maternidade há quase uma década, sempre e cada vez mais da perspectiva antipatriarcal e de esquerda. E o site Vila Materna também é um projeto comprometido com essa filosofia.
Feminismo & Maternidade
A minha passagem pela maternidade aos 21 anos, acompanhada de uma doula amiga que me introduziu ao mundo do parto humanizado e culminando num parto domiciliar planejado íntimo, poderoso e a experiência mais transformadora da minha vida, despertou meu olhar para a maternidade e a luta pelos direitos reprodutivos muito além do aborto seguro.
Tornei-me Doula de Parto e Pós-parto, tendo acompanhado partos domiciliares, hospitalares, naturais e cesarianas, bem como puérperas e mães de primeira viagem no período mais difícil, que é o pós-parto imediato.
Essa vivência ampliou minhas reflexões feministas e minha visão de mundo, fazendo do meu feminismo ainda mais feroz, revolucionário e irrevogavelmente comprometido com a emancipação das mulheres e crianças.
Antes do Vila Materna
Um dos meus primeiros projetos para criação de conteúdos voltado exclusivamente para a Maternidade e Gestação foi o canal “Conversa de Doula”, em 2015. O canal tinha como objetivo disseminar informações sobre humanização do parto e estimular mulheres a assumirem o controle desse acontecimento tão único em suas vidas, tão íntimo e que tanto diz respeito aos seus direitos humanos e reprodutivos, mas que nos é negado diariamente sob as várias formas de violência obstétrica.
Produção de Conteúdo Feminista
Além da maternidade, minha forte convicção na luta pela emancipação da mulher e da criança, por uma sociedade antipatriarcal e mais equalitária, levou-me a participar de vários outros projetos que foram marcantes para a disseminação de conteúdos feministas no Brasil.
Entre eles, ressalto o projeto Feminismo Com Classe, fundado por mim, e a revista digital QG Feminista, na qual também sou cofundadora, tradutora e escritora. Organizei ainda o livro digital “Da Organização Política Feminista”, disponibilizado gratuitamente na internet com o propósito de fortalecer grupos, organizações e coletivos feministas em luta.
Entre em contato!
Para saber mais sobre o projeto, entrevistas, participações e parcerias, entre em contato através do formulário na página de contato e conte a sua ideia. Retornarei sua mensagem o mais rápido possível!
Disclaimer:
No Vila Materna, não veiculamos publicidade paga. Isso é crucial para proteger nossas leitoras de conteúdos potencialmente nocivos e diretamente opostos à visão e filosofia do projeto. Poderá haver, outrossim, conteúdos de acesso pago (como cursos, livros ou outros), que são meticulosamente selecionados: divulgo apenas aqueles que já experimentei e/ou não são, de forma alguma, esquemas de pirâmide, machistas ou contrários às evidências científicas. Em alguns casos, posso receber comissão pela venda desses produtos como afiliada.