Fundadora

Aline Rossi, 31 anos. Imigrante, Feminista, Doula e Consultora de SEO. Sou a idealizadora e fundadora do portal Vila Materna, e essa página é para contar um pouco mais sobre esse projeto e suas bases.

Informação por e para mulheres

Vila Materna foi fundado em 2021 com o propósito de divulgar conteúdos sobre, por e para mulheres, especialmente mulheres mães. Aqui, partilho conteúdos informativos baseados em evidências científicas atuais, bem como conteúdos reflexivos e críticos para pensar a condição materna, a educação e a sociedade em geral.

Enquanto feminista, pensadora e criadora de conteúdos, escrevo e traduzo conteúdos feministas sobre as mulheres, criança se maternidade há quase uma década, sempre e cada vez mais da perspectiva antipatriarcal e de esquerda. E o site Vila Materna também é um projeto comprometido com essa filosofia.

0
Visitantes mensais
0
Impressões orgânicas em 12m
0
Países leem vila materna
0
continentes

Feminismo & Maternidade

A minha passagem pela maternidade aos 21 anos, acompanhada de uma doula amiga que me introduziu ao mundo do parto humanizado e culminando num parto domiciliar planejado íntimo, poderoso e a experiência mais transformadora da minha vida, despertou meu olhar para a maternidade e a luta pelos direitos reprodutivos muito além do aborto seguro.

 

Tornei-me Doula de Parto e Pós-parto, tendo acompanhado partos domiciliares, hospitalares, naturais e cesarianas, bem como puérperas e mães de primeira viagem no período mais difícil, que é o pós-parto imediato.

Essa vivência ampliou minhas reflexões feministas e minha visão de mundo, fazendo do meu feminismo ainda mais feroz, revolucionário e irrevogavelmente comprometido com a emancipação das mulheres e crianças.

doula de parto natural

Antes do Vila Materna

Um dos meus primeiros projetos para criação de conteúdos voltado exclusivamente para a Maternidade e Gestação foi o canal “Conversa de Doula”, em 2015.  O canal tinha como objetivo disseminar informações sobre humanização do parto e estimular mulheres a assumirem o controle desse acontecimento tão único em suas vidas, tão íntimo e que tanto diz respeito aos seus direitos humanos e reprodutivos, mas que nos é negado diariamente sob as várias formas de violência obstétrica.

Produção de Conteúdo Feminista

Além da maternidade, minha forte convicção na luta pela emancipação da mulher e da criança, por uma sociedade antipatriarcal e mais equalitária, levou-me a participar de vários outros projetos que foram marcantes para a disseminação de conteúdos feministas no Brasil.

 

Entre eles, ressalto o projeto Feminismo Com Classe, fundado por mim, e a revista digital QG Feminista, na qual também sou cofundadora, tradutora e escritora. Organizei ainda o livro digital “Da Organização Política Feminista”, disponibilizado gratuitamente na internet com o propósito de fortalecer grupos, organizações e coletivos feministas em luta.

Entre em contato!

Para saber mais sobre o projeto, entrevistas, participações e parcerias, entre em contato através do formulário na página de contato e conte a sua ideia. Retornarei sua mensagem o mais rápido possível!

Disclaimer:

No Vila Materna, não veiculamos publicidade paga. Isso é crucial para proteger nossas leitoras de conteúdos potencialmente nocivos e diretamente opostos à visão e filosofia do projeto. Poderá haver, outrossim, conteúdos de acesso pago (como cursos, livros ou outros), que são meticulosamente selecionados: divulgo apenas aqueles que já experimentei e/ou não são, de forma alguma, esquemas de pirâmide, machistas ou contrários às evidências científicas. Em alguns casos, posso receber comissão pela venda desses produtos como afiliada.

Vila Materna é um portal de informações baseada em evidências científicas sobre gestação, maternidade e educação e com firme compromisso com a perspectiva feminista e os direitos das mulheres e crianças.

Inspiração

“A mulher viva e politizada afirma ser uma pessoa quer esteja ligada a uma família ou não, quer esteja ligada a um homem ou não, quer seja mãe ou não”.


– Adrienne Rich, Of Woman Born: Motherhood as Experience and Institution

Aline Rossi © 2020. Todos os direitos reservados.