Sobre A Vila Materna
Fundadora
Aline Rossi, 31 anos. Imigrante, Feminista, Doula e Consultora de SEO. Sou a idealizadora e fundadora do portal Vila Materna, e essa página é para contar um pouco mais sobre esse projeto e suas bases.
Informação por e para mulheres
O Vila Materna foi fundado em 2021 com o propósito de divulgar conteúdos sobre, por e para mulheres, especialmente mulheres mães. Aqui, partilho conteúdos informativos baseados em evidências científicas atuais, bem como conteúdos reflexivos e críticos para pensar a condição materna, a educação e a sociedade em geral.
Enquanto feminista, pensadora e criadora de conteúdos, escrevo e traduzo conteúdos feministas sobre as mulheres, criança se maternidade há quase uma década, sempre e cada vez mais da perspectiva antipatriarcal e de esquerda. E o site Vila Materna também é um projeto comprometido com essa filosofia.
Feminismo & Maternidade
A minha passagem pela maternidade aos 21 anos, acompanhada de uma doula amiga que me introduziu ao mundo do parto humanizado e culminando num parto domiciliar planejado íntimo, poderoso e a experiência mais transformadora da minha vida, despertou meu olhar para a maternidade e a luta pelos direitos reprodutivos muito além do aborto seguro.
Tornei-me Doula de Parto e Pós-parto, tendo acompanhado partos domiciliares, hospitalares, naturais e cesarianas, bem como puérperas e mães de primeira viagem no período mais difícil, que é o pós-parto imediato.
Essa vivência ampliou minhas reflexões feministas e minha visão de mundo, fazendo do meu feminismo ainda mais feroz, revolucionário e irrevogavelmente comprometido com a emancipação das mulheres e crianças.

Antes do Vila Materna

Um dos meus primeiros projetos para criação de conteúdos voltado exclusivamente para a Maternidade e Gestação foi o canal “Conversa de Doula”, em 2015. O canal tinha como objetivo disseminar informações sobre humanização do parto e estimular mulheres a assumirem o controle desse acontecimento tão único em suas vidas, tão íntimo e que tanto diz respeito aos seus direitos humanos e reprodutivos, mas que nos é negado diariamente sob as várias formas de violência obstétrica.
Produção de Conteúdo Feminista
Além da maternidade, minha forte convicção na luta pela emancipação da mulher e da criança, por uma sociedade antipatriarcal e mais equalitária, levou-me a participar de vários outros projetos que foram marcantes para a disseminação de conteúdos feministas no Brasil.
Entre eles, ressalto o projeto Feminismo Com Classe, fundado por mim, e a revista digital QG Feminista, na qual também sou cofundadora, tradutora e escritora. Organizei ainda o livro digital “Da Organização Política Feminista”, disponibilizado gratuitamente na internet com o propósito de fortalecer grupos, organizações e coletivos feministas em luta.
Entre em contato!
Para saber mais sobre o projeto, entrevistas, participações e parcerias, entre em contato através do formulário na página de contato e conte a sua ideia. Retornarei sua mensagem o mais rápido possível!
Disclaimer:
No Vila Materna, não veiculamos publicidade paga. Isso é crucial para proteger nossas leitoras de conteúdos potencialmente nocivos e diretamente opostos à visão e filosofia do projeto. Poderá haver, outrossim, conteúdos de acesso pago (como cursos, livros ou outros), que são meticulosamente selecionados: divulgo apenas aqueles que já experimentei e/ou não são, de forma alguma, esquemas de pirâmide, machistas ou contrários às evidências científicas. Em alguns casos, posso receber comissão pela venda desses produtos como afiliada.
INSPIRATION
“The living, politicised woman claims to be a person whether she is attached to a family or not, whether she is attached to a man or not, whether she is a mother or not.”
– Adrienne Rich, Of Woman Born: Motherhood as Experience and Institution
Aline Rossi © 2020. Todos os direitos reservados.