Aprender a se acalmar e regular as próprias emoções é uma habilidade aprendida. Veja como um cantinho da paz pode ajudar a ensinar sua criança a encontrar o equilíbrio!

O que é o Cantinho da Paz ou “Mesa da Paz”?

O Cantinho da Paz é um lugar acolhedor, um porto seguro onde a criança pode falar sobre os seus sentimentos, resolver conflitos, fazer as pazes e encontrar a paz. A ideia foi sugerida nas obras de Maria Montessori, a médica e pedagoga italiana que ficou mundialmente famosa por desenvolver o que hoje chamamos “método montessoriano”.

A abordagem do Cantinho da Paz acabou por ser amplamente adotada em várias escolas, creches e até por adultos em determinados espaços, especialmente onde existe uma preocupação sincera com o cuidado do outro, o bem-estar, a convivência pacífica e positiva e a comunicação não-violenta.

Seja na sala de aula ou em casa, o cantinho da paz deve ser facilmente identificado como um espaço diferente da área de brincar ou da área de “trabalhar”. A atmosfera deve ser calma e consistir em atividades que ajudem a criar uma sensação de paz dentro da criança.

Como, quando e por que utilizar o Cantinho da Paz?

O Cantinho da Paz pode ser usado para várias situações, por exemplo:

  • Para resolver conflitos e brigas;
  • Para ajudar a criança falar sobre algo difícil e expor os sentimentos;
  • Para ajudar a criança a se acalmar;
  • Para reduzir os estímulos antes de dormir (por exemplo, quando a criança passou muito tempo na televisão ou tablet ou está vindo de uma atividade agitada);
  • Para ajudar a controlar crises e regular as emoções (especialmente para crianças autistas);

O que NÃO é o Cantinho da Paz?

O Cantinho da Paz ou Mesa da Paz definitivamente não é uma “área de lazer” para passar o tempo ou para evitar tarefas de casa. Mais importante ainda, não é para ser confundido com o “cantinho da disciplina”. Esse não é um espaço onde a criança vai para ficar de castigo, mas sim um em que ela vai para conseguir pacificar, clarear os pensamentos e entender os sentimentos conflituosos. Resumidamente, para se autorregular emocionalmente, psicologicamente, etc.

Como funciona a Mesa da Paz na prática?

O Cantinho da Paz pode ser usado individualmente (quando o propósito é se acalmar, encontrar paz, abrandar) ou em companhia (quando o propósito é resolver conflitos). De qualquer forma, é muito importante construir o espaço junto da criança e ensiná-la a utilizar para que de fato funcione (e não vire apenas mais uma área de brincar).

Se forem duas ou três pessoas a utilizar para resolver uma briga ou discussão, é importante ter um “token”: um objeto que sinaliza a vez de falar. Nas escolas montessorianas usavam uma rosa, chamada “rosa da paz”, para marcar a vez. A rosa era colocada no centro da mesa e quem quisesse falar, pegava na rosa, falava e depois devolvia ao mesmo lugar. Isso é importante para não haver interrupções e para que todos ouçam, não só falem.

Se for para utilizar sozinho, o Cantinho da Paz pode ter vários elementos que ajudem a criança a recuperar o equilíbrio. Seja através de uma atividade simples ou de ilustrações que ajudem a compreender o que sente. Veja abaixo!

Como criar um Cantinho da Paz em casa?

Comece escolhendo de 3 a 5 itens da lista abaixo, considerando a idade, personalidade e as necessidades da sua criança. Alguns itens podem ser mais adequados para crianças mais velhas, outros para crianças mais novas. Explique à criança como se usa cada um dos itens antes de adicioná-los ao cantinho da paz. Ensine o seu filho ou filha não só a usar, mas também a respeitar os materiais e o próprio espaço.

  • Pote da Calma (veja um vídeo de como fazer);
  • Mesa ou prateleira (recomendado);
  • Assento confortável – cadeira, puff ou almofadas (recomendado);
  • Um tapete para demarcar o espaço (recomendado);
  • Um token – uma flor, pedra ou varinha;
  • Natureza – como plantinhas, conchas ou pedrinhas coloridas;
  • Música calma;
  • Fotos de família ou que refiram a momentos alegres e de paz;
  • Espelho pequeno;
  • Cartão das Emoções/Sentimentos;
  • Bolinhas anti-stress ou bichinhos de pelúcia (um ou dois apenas);
  • Prateleiras ou uma estantezinha com alguns livros (para crianças mais velhas);

Fotos de Cantinhos da Paz para Inspirar!

Seja um “cantinho da paz”, uma “mesa da paz” ou um “tapete da paz”, veja aqui algumas ideias para se inspirar e fazer o porto seguro da sua criança em casa:


Curso Online de Montessori para Famílias

Aplique o método de Maria Montessori na sua realidade familiar com dicas práticas para o dia a dia.

Sobre a autora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vila Materna é um portal de informações baseada em evidências científicas sobre gestação, maternidade e educação e com firme compromisso com a perspectiva feminista e os direitos das mulheres e crianças.

Inspiração

“A mulher viva e politizada afirma ser uma pessoa quer esteja ligada a uma família ou não, quer esteja ligada a um homem ou não, quer seja mãe ou não”.


– Adrienne Rich, Of Woman Born: Motherhood as Experience and Institution

Aline Rossi © 2020. Todos os direitos reservados.