Você com certeza já foi ou ouviu falar em chá de bebê. Talvez até já tenha organizado um. Também os chás de revelação se tornam cada vez mais comuns no Brasil e no resto do mundo. Mas e o chá de bençãos, conhece? Então venha que vamos te contar.

 

O que é um chá de bençãos?

 

O chá de bençãos é uma celebração, uma espécie de ritual de passagem, no qual o objetivo é apoiar, preparar, inspirar e encorajar a mulher gestante antes do dia do parto. É uma abordagem completamente diferente daquela que estamos acostumadas com as “festas” comuns, como o Chá de Bebê e o Chá de Revelação, que normalmente acontecem na gravidez.

 

Qual a diferença entre o Chá de Bebê e o Chá de Bençãos?

 

Enquanto no Chá de Bebê a festa é sobre o bebê (assim como no Chá de Revelação) e o objetivo é apoiar materialmente os pais da criança que está para nascer, o Chá de Bençãos tem uma lógica totalmente distinta.

 

Em primeiro lugar, um Chá de Bençãos não é exatamente uma “festa”, mas uma celebração. Tem um clima que é mais de “ritual” do que de “aniversário”, digamos. Além disso, o foco é apoiar emocionalmente e psicologicamente a mãe. A celebração é sobre a mulher grávida, sobre o seu rito de passagem de filha para mãe, e sobre como ela se sente com a chegada do parto.

 

Resumidamente, o propósito do Chá de Bençãos é fazer com que a nova mãe seja acolhida, fortalecida e apoiada para que se sinta mais relaxada e preparada para passar pelo parto.

 

Chá de bençãos é uma cerimônia religiosa?

 

Definitivamente não. Apesar do nome, o Chá de Bençãos não está ligado a nenhuma religião e mesmo as mães ateias podem receber ou organizar um chá. O ponto central não é religião ou espiritualidade, embora ambos possam ser elementos do chá de bençãos (se isso for algo que conforte a gestante e faça com que ela se sinta melhor), mas sim o apoio do grupo e o fortalecimento emocional.

 

Por que organizar um Chá de Bençãos faz toda a diferença?

 

A gravidez pode ser um período mágico para algumas… e um verdadeiro tormento para outras. Além de todas as dificuldades e desconfortos físicos (como vômitos, dores, a montanha-russa de hormônios e as noites mal dormidas da reta final), é bastante comum que a mulher se sinta jogada de escanteio durante a gravidez. De repente, é como se virássemos úteros que andam e toda a nossa subjetividade fosse pelo ralo.

 

Ainda que em tom de brincadeira (que repetida insistentemente acaba sendo muito incômoda), ouvimos com frequência que “agora é só o bebê”, “acabou a farra”, “não vai mais sair à noite”. Os “conselhos” e “recomendações” parecem todos voltados para o bem-estar da criança, nunca da mãe: não pode mais fazer isso porque pode afetar o bebê; não como aquilo porque faz mal; não vá acolá porque não é lugar para grávidas…

 

Ou seja: esses constantes, desnecessários e indelicados “lembretes” podem projetar uma preocupação e auto-imagem distorcida para a mãe, que já tem de lidar com as mudanças fiosiológicas da gravidez e a ansiedade do parto.

 

Assim, o Chá de Bençãos é uma ótima maneira de demonstrar apoio, de fazer a nossa amiga ou irmã gestante se sentir valorizada por quem ela é, de fazê-la se sentir especial, cuidada e amada. O que, obviamente, ajuda a tranquilizar e fortalecer para passar pelo trabalho de parto.

Renee || Mother Blessing — Kindred Birth - Sunshine Coast Doula | Birth  Keeper | Birth Photographer | Honoring Rites of Passage
Créditos da foto: Kindred Birth


Como organizar um Chá de Bençãos?

 

O Chá de Bençãos deve oferecer um ambiente intimista e acolhedor, por isso, manter os preparativos simples é melhor do que criar um espetáculo em volta do acontecimento. Veja abaixo o passo-a-passo de como fazer um chá de bençãos para sua amiga grávida!

 

Quem convidar?

Essa é a primeira questão, não só porque pode definir o clima do ambiente, como também porque interfere na logística dos preparativos (por exemplo, comes e bebes e as dinâmicas).

 

Por isso, recomendo convidar apenas as pessoas do círculo próximo da gestante. Pessoas com quem ela tenha uma conexão especial e com quem se sinta confortável. Afinal, o Chá de Bençãos não é para a gestante fazer sala, mas para ser cuidada!

 

Recomendação: convidar as melhores amigas, irmãs e mãe (se a gestante tiver uma boa relação com elas) e a doula de parto, caso ela tenha uma. 10 a 15 convidadas são suficientes para a cerimônia.

 

É muito importante explicar antecipadamente às convidadas como será o Chá de Bençãos. para muitas, talvez até mesmo para você, pode ser a primeira vez que participam ou organizam algo do tipo. Explique que elas devem deixar as próprias preocupações e experiências porta à fora e devem se concentrar na gestante; diga como será e o que podem esperar dessa cerimônia.

 

Quando fazer o Chá de Bençãos?

Idealmente, o chá de bençãos deve ser organizado na reta final da gestação, entre as 36 e 38 semanas. Não recomendo deixar para depois das 38 semanas, pois pode ser que o bebê não espere…

 

Onde organizar?

O chá de bençãos pode ser realizado numa sala de estar, num pátio ou num jardim. Em suma: qualquer ambiente, desde que seja um lugar com espaço suficiente para todas se sentirem bem. Se a grávida tiver uma casa espaçosa ou com jardim, organizar o chá de bençãos na casa dela pode ser a melhor ideia, para que ela fique à vontade. Caso contrário, também podem fazer na casa de uma das convidadas.

 

Crie ambiente com uma decoração acolhedora

A decoração ajuda a criar ambiente, dando mais emoção à cerimônia e tornando-a mais memorável. Aqui algumas sugestões:

  • Varal de fotografias;
  • Altar da Deusa ou de Nossa Senhora do Bom Parto (para religiosas);
  • Cordão de luzes pisca-pisca;
  • Velas perfumadas e/ou incensos;
  • Flores;

 

Comes e bebes

Cada convidada deve trazer um prato ou bebida para a cerimônia. Pensem em pratos fáceis de compartilhar e comer, que não criem muita bagunça. Bolos, biscoitos, salgadinhos e frutas são sempre boas opções. Opte também por bebidas mais leves e menos agressivas para o fim da gestação, como chás e sucos naturais.

 

Atividades para o Chá de Benção

  • Acolhimento: num primeiro momento, todas as convidadas se juntam para oferecer um momento de relaxamento à gestante. Prepare um escalda-pés com flores aromáticas e óleo de lavanda, uma massagem nos ombros, ofereça um chá. Vale até por uma musiquinha instrumental no fundo para deixar tudo mais agradável.

  • Pintura de barriga: o chá de bençãos é uma ótima oportunidade para fazer um “ultrassom natural”, que nada mais é que uma pintura na barriga da grávida! As tíntas acrílicas são as mais comuns, mas também pode utilizar tinta látex, que permite brincar com relevos e efeitos 3D (se tiverem artistas pelo meio!). Pode usar um pincel, esponja ou as próprias mãos para fazer a pintura.

  • Memórias e Fotografias: se tiverem optado por fazer um varal de fotografia, este também pode entrar para a lista de atividades. Peça a cada convidada que traga uma ou duas das suas fotos preferidas com a gestante; sentadas em roda, cada uma deverá mostrar as fotos escolhidas, partilhando a boa memória com todas e depois pendurar no varal e passar a vez para a próxima;

  • Fio vermelho e encorajamento: usando um rolo de fita vermelha (pode ser lã, cetim ou outro tipo à escolha), cada mulher deverá dar uma volta com o fio em torno do seu pulso enquanto partilha, com todas, o que ela vê de mais positivo na gestante (inteligente, companheira, fiel, dedicada). Depois, sem cortar o fio, deve passar o rolo para que a próxima faça o mesmo e assim por diante, até que todas estejam conectadas e tenham partilhado os seus elogios. O fio transmite a ideia de conexão e os elogios servem para lembrar à futura mamãe que ela está à altura do desafio e alimentar sua autoconfiança.

  • Presentes: as convidadas podem trazer um presente à mãe homenageada, podendo ser simbólico ou algo que a ajude passar pelo parto (como uma bolsa de sementes para fazer compressa, uma roupa confortável para o parto) ou pós-parto (sutiãs de amamentação, absorventes pós-parto, almofada de amamentação, etc).

 

Com todo esse carinho e apoio, certamente você ou sua amiga grávida se sentirão mais fortalecidas e preparadas para passar pelo parto e iniciar a nova fase que chega com o nascimento do bebê!

 

Gostou? Compartilhe com uma amiga e conte pra gente nos comentários se você já organizou um chá de bençãos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.