Compartilhe

A posição do bebê na barriga é uma informação importantíssima para decidir a via do parto e entender quais as possíveis implicações para a mamãe e o bebê. Vem descobrir o que é posição fetal e apresentação fetal!

Se está grávida e tem feito ultrassonografias para acompanhar o desenvolvimento do bebê, já deve ter visto uma referência à “posição fetal” e à “apresentação fetal” nos seus laudos. Mas o que são, afinal, a apresentação e a posição fetal? O que significam todas aquelas palavras, como posterior, anterior, dorso, transverso, pélvico e cefálico? Acalma o coração e vem ler para entender!

 

Para entender como o bebê está posicionado dentro da barriga, falamos em dois aspectos: a posição fetal (cefálica, pélvica ou córmica) e a apresentação ou situação fetal (longitudinal, oblíquo ou transversal). 

O que é a Apresentação ou Situação Fetal?

A situação fetal é como o feto se apresenta, nomeadamente se está com as costas (o dorso) virado para a frente da barriga da mãe, para o lado direito ou esquerdo das costelas da mãe ou, ainda, para as costas (costas com costas) da mãe. Vejamos a imagem abaixo:

posição fetal normal e anormal
Créditos da imagem: site MSD Manual

Tipos de Apresentação Fetal

A apresentação fetal pode ser de três tipos:

 

  • Longitudinal: o feto está na vertical;
  • Transversal: o feto está “deitado” na horizontal;
  • Oblíquo: o feto está “atravessado”, nem completamente na vertical, nem completamente na horizontal;

 

Mesmo assim, há muitas formas que o feto consegue se posicionar dentro do útero, seja na vertical, na horizontal ou na transversal. Por isso, falamos também em “Posição Fetal”.

situação fetal
Créditos da Imagem: Baby Center

O que é posição fetal?

posição fetal bebê
Posição fetal cefálica, pélvica e transversal. Créditos: Casa da Doula

Posição fetal significa a posição do feto no útero, ou seja, como o bebê está posicionado dentro da barriga da mãe. Essa informação geralmente aparece nas ultrassons feitas durante a gravidez e serve para que os profissionais que acompanham a gestante saibam como o bebê está posicionado e se isso pode facilitar ou dificultar o parto normal.

 

Se estiver grávida, você com certeza já percebeu que os bebês mexem MUITO na barriga! E, claro, com todas essas movimentações, além do seu próprio desenvolvimento que, com o tempo, obriga o feto a mudar de posição no útero, a forma como o bebê está posicionado na barriga também muda: o lado para o qual está virado, se está de frente ou de costas para a mãe, se está com a cabeça encaixada na pélvis ou se está sentado, etc.

 

Vamos ver uma a uma das posições fetais!

 

Posição Cefálica

Quando o bebê está cefálico significa que está com a cabeça posicionada na pélvis da gestante, ou seja, está de cabeça para baixo. A posição cefálica é a posição fetal mais comum na ampla maioria das gestações (cerca de 96%). O bebê normalmente assume essa posição próximo das 36 semanas de gestação.

 

Além disso, a posição cefálica é a posição fetal ideal para o parto normal, uma vez que os ossos da cabeça do bebê não são totalmente fechados e são, na verdade, até bastante maleáveis, permitindo que a cabeça se molde à passagem do canal vaginal no momento do expulsivo.

 

Posição Cefálica com dorso à direita ou dorso à esquerda

Dorso é referência às costas do bebê, ou seja, essa informação diz para que lado estão voltadas as costas do bebê relativamente à mãe. Posição cefálica com dorso à direita significa que o bebê está de cabeça para baixo e as suas costas estão posicionadas à direita da bacia da mãe.

 

Posição cefálica com dorso à esquerda significa que o bebê está de cabeça para baixo e com as costas voltadas para o lado esquerdo da bacia da mãe.

 

Posição Cefálica Anterior e Posterior

Anterior é quando o bebê está com as costas voltadas para a barriga da mãe e o rosto voltado para trás. É a posição ideal para o parto normal. Já a posição posterior é o contrário: o bebê está “costas com costas” com a mãe, tendo o rosto voltado para a barriga da gestante. A posição cefálica posterior pode implicar um expulsivo mais demorado.

posição cefalica anterior e posterior
Bebê em posição cefálica anterior vs Posição Cefálica posterior. Créditos: BabyCenter

O que é a Posição Fetal Transversal ou Córmica?

situação fetal cormica ou transversal
Créditos: Baby Center

Posição córmica ou transversal é quando o bebê está “atravessado” no útero, ou seja, nem com a cabeça para cima, nem para baixo, está “deitado” na horizontal. A palavra “córmica” diz respeito ao tronco e aos ombros do bebê. É considerada uma posição anormal e menos de 1% das mulheres chega a termo com o bebê transverso.

 

Se o seu bebê estiver nessa posição, pode ver a expressão “Polo cefálico” na ultrassonografia. “Polo cefálico” faz referência a que lado está posicionada a cabeça do bebê, se à direita ou à esquerda da pelve da mãe.

 

Embora, dependendo das condições de saúde da gestante, possa ser uma possibilidade a realização da manobra VCE (Versão Cefálica Externa), uma manobra feita na barriga da gestante por profissionais médicos experientes para “arrumar” a posição do bebê, a posição córmica ou transversal é a única posição fetal com indicação absoluta e real de cesárea.

O que é a Posição Pélvica?

bebê sentado pélvico
Créditos: Academia Médica

Posição pélvica é o que a gente chama popularmente de “bebê sentado”. Ou seja, significa que o bebê está com a cabeça para cima e as nádegas para baixo, “sentado” sobre a pelve da mãe. Enquanto até 28 semanas cerca de 28% dos bebês estão pélvicos, essa posição se apresenta em apenas 3% a 4% dos casos depois das 26 semanas, o que faz da posição fetal pélvica uma posição anormal, ou seja, incomum de se encontrar.

Bebê pélvico é indicativo de cesárea?

Não, não é. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que em casos de gestação a termo com bebês pélvicos seja tentado no mínimo a realização da manobra VCE. Contudo, a realidade é que poucos hospitais, tanto públicos quanto privados, possuem profissionais treinados para fazer a manobra.

 

Existem várias “técnicas” menos invasivas recomendadas por diferentes profissionais no mundo todo, embora haja pouca literatura científica sobre a eficácia das mesmas.

 

Algumas dessas técnicas são a moxabustão, uma técnica de acupuntura com uso de calor; o método Spinning Babies, que combina posições de yoga e pilates usando da gravidade para influenciar a posição do bebê; ou, uma menos robusta, recomendada como “última cartada” por algumas doulas, dar cambalhotas sucessivas dentro da água.

É possível ter parto normal com o bebê pélvico?

Sim, é possível, embora seja importante ser acompanhada por profissionais experientes com esse tipo de situação, uma vez que requer uma série de cuidados específicos para evitar machucar o bebê durante o expulsivo.

 

Caso o bebê se apresente na longitudinal e não na transversal, ainda é possível ter um parto normal. Contudo, é raro acontecer no serviço público de saúde. Partos normais de bebês pélvicos tendem a ser mais demorados que os partos de bebês cefálicos e envolvem mais riscos para a mãe (especialmente de laceração) e para o bebê, por isso deve ser avaliado caso a caso com muito cuidado e aos mínimos pormenores.

 

E aí, gostou? Se sim, deixe seu comentário e compartilhe esse artigo com outras gestantes!

denise gomes curso para gestantes

Curso para Gestantes

Não vá para o parto com dúvidas! Assuma o controle da sua gravidez e viva uma Gestação Plena com este curso para gestantes da Dra. Denise Gomes!

Compartilhe
AUTORIA
PESQUISA
CATEGORIAS NO SITE
POSTS RECENTES
  • Boa noite!
    Apenas 1 dúvida: Seo bebê tem posição fetal precoce, pode vir a nascer prematuro?

    1. Oi Lee, tudo bem? Não existe uma posição fetal precoce. Precoce ou não, o bebê sempre tem uma posição fetal cefálica, transversa ou podálica (ou seja, encaixada, sentado ou atravessado, popularmente falando). A posição não impacta a prematuridade e o tempo de nascimento!

  • Meu bebê está cefálico estou de 29 semanas, pode vir a nascer antes das 37 semana?

    1. A posição do bebê não afeta quando o bebê nasce, é bom sinal que ele já esteja na posição correta 🙂
      Contudo, como tem bastante espaço ainda na barriga, o que pode acontecer é ele mexer e acabar “desencaixando” até o dia do parto. Mas é pouco provável!

  • Estou com 16 semanas e o bebê esta na posição transversal ele pode mudar essa posição ou ficará assim até final da gestacao?

  • Uma das melhores matérias que li sobre esse assunto, sanou claramente todas as dúvidas que eu tinha. Obrigado pela excelente contribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A VILA

Vila Materna é um portal de conteúdos baseado em evidências científicas e centrado nos temas relevantes sobre gestação, parto, maternidade e educação.

Aline Rossi © 2020. Todos os direitos reservados.