Você já ouviu falar em amamentação em tandem? É uma técnica que consiste em amamentar dois bebês ao mesmo tempo, geralmente irmãos com idades diferentes ou gêmeos. Neste texto, vamos explicar um pouco mais sobre essa prática, além de dicas e cuidados que as mães precisam ter para amamentar com sucesso!
O que é Amamentação em Tandem?
A amamentação em Tandem consiste em amamentar duas crianças ao mesmo tempo, muito comum, por exemplo, pelas mães de gêmeos/múltiplos ou mães que tenham filhos. A amamentação em Tandem pode ser feita tanto em seios separados (um bebê em cada seio, simultaneamente), como em seio compartilhado (com os bebês compartilhando o mesmo seio, comum em casos de triplos ou quadrigêmeos).
É mesmo possível amamentar dois ou mais bebês ao mesmo tempo?
Sim, é possível amamentar dois ou mais bebês simultaneamente. Para isso, é importante que a mãe tenha uma boa rede de apoio e seja acompanhada por profissionais de saúde capacitados, como obstetras, pediatras e consultoras de aleitamento.
Além disso, amamentar em tandem pode exigir algumas posições diferentes para garantir que a mãe esteja confortável, de forma a evitar que se criem fissuras nos mamilos em função da pega incorreta e assegurando que cada bebê está recebendo leite suficiente. Algumas posições que podem facilitar a amamentação de dois ao mesmo tempo é colocar um bebê em cada seio com a ajuda de um travesseiro ou amamentar um bebê em uma posição deitada enquanto o outro está sentado na perna da mãe.
Falaremos das posições mais à frente!
Desafios da amamentação em tandem
Se amamentar um bebê já é difícil, seja pelas condições materiais e físicas, de trabalho ou pela falta de conhecimento, amamentar dois ou mais pode ser muito desafiador para a maioria das mães.
Nós não vemos comerciais, anúncios ou novelas em que mães amamentam dois ao mesmo tempo. Poucas de nós conhecemos mulheres que o tenham feito ou que tenhamos acompanhado no nosso dia a dia.
A isso, some-se ainda as constantes críticas e falta de apoio das pessoas à nossa volta, dizendo que devíamos dar mamadeira e deixar de lado isso de “amamentar em livre demanda”. Como podemos amamentar mais de uma criança sem sequer sabermos como se faz e com tantas pessoas dizendo para desistimos?
A parte psicológica, social e a situação laboral são cruciais nesse cenário. Mas os desafios não param por aí: o próprio corpo tem de encarar um nível de dificuldade diferente das outras. Uma mãe com duas crianças para amamentar tem que produzir ainda mais leite para satisfazer as necessidades de duas crianças, especialmente se a demanda de ambas é alta e os bebês podem competir entre si pelo leite da mãe.
Isso pode causar um estresse considerável tanto para a mãe quanto para os filhos. Afinal, produzir leite não é algo que fazemos magicamente: é preciso conseguir descansar, alimentar-se bem, manter uma boa hidratação. E isso muitas vezes é dificultado quando temos duas crianças para cuidar, para fazer dormir, trocar fraldas, atender ao choro. Somos humanas, não somos de ferro.
Encontrar tempo e energia para amamentar duas crianças com a mesma frequência também é um esforço que não deve ser menorizado. Lidar com ambos os seios vazando ao mesmo tempo pode ser desconfortável e o tempo de amamentação combinado das duas crianças pode ser longo, o que pode causar cansaço físico e mental.
Por isso, a rede de apoio para uma mãe de gêmeos é importantíssima e precisa ser reforçada para o bem da mãe, dos bebês e pelo sucesso da amamentação. A mãe que amamenta em tandem precisará da ajuda do(a) companheiro(a), familiares e amigos para conseguir ter mais tempo de descanso, uma boa alimentação e tempo para cuidar de si mesma, de forma a conseguir estar bem para levar adiante esse desafio.
Posições para amamentar dois ao mesmo tempo - Tandem ou Gêmeos
- Pegada cruzada: amamentar os dois bebês um de frente para o outro, com um em cada braço, virados de costas para o corpo da mãe.
- Joelho-Joelho: cada bebê num joelho da mãe, um de cada lado do corpo;
- Mãe sentada, bebês sentados: os dois bebês sentados no colo da mãe um ao lado do outro, ambos segurando os mamilos com a mesma mão.
- Cabeça para frente, corpo para trás: assim como na posição Sentada, mas com os bebês de lado, um de cada lado do corpo.
- Deitada: os bebês deitados na cama lateralmente, um de cada lado do corpo da mãe.
- Descanso: um bebê é posicionado no seio direito e o outro atrás da mãe, ambos uma mão com o seio da mãe.
Dicas para amamentar gêmeos
- Se for mais confortável pra você, mantenha os bebês na mesma posição;
- Certifique-se de que os bebês estão numa posição confortável, com boa postura e boa inclinação da cabeça;
- Para evitar confusão, tente alternar quem mama primeiro;
- Faça isso em um local calmo, sem interrupções que possam estressá-la;
- Faça pequenas pausas entre os bebês para garantir que eles tenham tempo suficiente para se alimentar e se adaptar aos ritmos de mamada uns dos outros;
- Prepare-se antes da mamada para prevenir a possibilidade de desenvolver fissura no mamilo, fazendo massagens nos mamilos antes de amamentar, usando sutiãs de amamentação confortáveis e pomadas adequadas para lactantes para evitar mastites ou ingurgitamento mamário;
- Se precisar de ajuda para amamentar dois bebês, busque apoio de uma consultora de aleitamento materno que possa lhe dar instruções específicas para seu caso;
- Mantenha sempre uma garrafa d’água por perto e petiscos para ir “beliscando”. Amamentar gêmeos ou em tandem, seja em simultâneo ou alternadamente, leva tempo e dá sede e fome!
- Seja paciente e tire um tempo para se cuidar também! Amamentar é um processo que demanda muito de nós, por isso é importante que seja prazeroso para a mãe também!
- Lembre-se que o aleitamento funciona conforme a oferta e demanda: quando mais os bebês mamarem, mais leite você produzirá! Se precisar, pode ler o nosso artigo com dicas para aumentar a produção de leite materno.
O que deve evitar ao amamentar em tandem
- Não tente amamentar dois bebês ao mesmo tempo se não estiver se sentindo confortável;
- Se optar por amamentar alternadamente, tente mudar de posição entre mamadas. Manter a mesma postura por muito tempo pode dar dores nas costas e até torcicolo;
- Não tente forçar os bebês a mamarem ao mesmo tempo, pois isso pode ser difícil para eles. Esteja atenta aos sinais de desconforto dos pequenos.
Por fim, lembre-se que amamentar pode ser um ato natural, mas é sobretudo um processo de aprendizagem. Seja gentil com seu tempo e o tempo deles. O que é novo para você também é novo para os seus bebês. Com calma e persistência, vocês vão conseguir estabelecer um ritmo e jeito próprio para fazer isso funcionar!
Curso de Amamentação
Um curso todo voltado para preparar, empoderar e apoiar grávidas e novas mães para uma amamentação tranquila e de sucesso!