A prática da yoga pode trazer muitos benefícios para a saúde da gestante e ajuda a preparar para o parto. Conheça as posturas de yoga mais recomendadas e as contraindicações!
Há muitas formas de se preparar para o parto — e todas passam ou deviam passar por exercitar o corpo. Se não costuma praticar esportes ou se já pratica, porém precisa de algo mais leve, a Yoga pode ser uma excelente alternativa!
Uma vez que a yoga visa atingir um equilíbrio entre a respiração, a mente e o corpo, fica claro como praticar yoga na gestação pode ser a alternativa perfeita para passar pelo período gravídico e o parto, que além de trazerem mudanças físicas, trazem também muitas variações hormonais, além de dúvidas, receios e incertezas à mente.
Portanto, praticar yoga na gestação pode ser uma boa forma de se preparar holisticamente para o parto e também para um pós-parto mais suave.
Grávida pode fazer yoga? É seguro?
Sim, com certeza! A yoga é um tipo de exercício excelente para gestantes e que pode ser praticado do início ao fim da gestação, ajudando inclusive no trabalho de parto e no pós-parto.
Claro, também existem alguns casos em que a prática de yoga é contraindicada, como gestantes que apresentem sangramento persistente após o 2º e 3º trimestre de gravidez. Veja abaixo outros casos nos quais a yoga não é recomendada!
Quem não pode fazer yoga na gestação?
- Placenta prévia após as 26 semanas;
- Ruptura prematura de membranas (RPM);
- Risco de prematuridade;
- Pré-eclâmpsia;
- Doença cardíaca significativa;
- Qualquer gravidez de risco ou alto risco;
Nesse caso, o ideal será falar com o seu ou a sua médica e fazer uma avaliação com a instrutora de yoga para avaliar se a yoga é uma opção para o seu caso.
Benefícios da Yoga para Gestantes
São muitos os benefícios de praticar yoga na gravidez e a maioria deles não só serve de preparo físico para o parto, mas também uma preparação mental para passar pelo processo de trabalho de parto e o expulsivo. Veja alguns:
- Tonifica os músculos e combate a flacidez perineal (“ficar frouxa“);
- Fortalece a coluna;
- Aumenta o foco e autocontrole;
- Melhora a respiração;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Reduz as dores na lombar;
- Reduz inchaço nos pés;
- Ajuda a controlar a ansiedade na gestação;
- Garante mais flexibilidade;
Yoga na gravidez: como começar?
Se você nunca praticou yoga nem nenhum outro tipo de exercício, o ideal é começar com posturas mais iniciantes e depois ir ampliando seu leque de posições com o tempo, conforme for ganhando mais flexibilidade e controle sobre a respiração.
Posições de Yoga para Grávidas
Fica aqui algumas dicas para grávidas iniciantes que queiram começar a treinar yoga na gestação. As posturas abaixo podem, inclusive, ser feitas esporadicamente em casa quando sentir dores ou cansaço físico.
Postura Gato-Vaca
Alivia dores na lombar e fortalece os músculos do antebraço e coxas.
Postura da Criança
Alivia dores nas costas. Ótima para momentos de contração de parto:
Postura da Ponte
Alivia dores na lombar, fortalece as pernas e o assoalho pélvico.
Postura do Cachorro
Alivia dores nas costas e no baixo-ventre, fortalece o assoalho pélvico e pode ajudar a virar o bebê, se tiver numa gestação pélvica.
Onde aprender Yoga com enfoque na Gestação?
Se não tem um espaço que ofereça a prática de yoga especialmente voltada para gestantes na sua cidade, fica aqui algumas dicas e alternativas:
Baixar um aplicativo de Yoga e fazer em casa
- Prós: Gratuito, fácil acesso, faz ao seu tempo e onde quiser;
- Contras: Sem orientação e avaliação profissional, pode ser um risco desnecessário se aventurar a fazer determinadas posturas.
Yoga para Gestantes no Youtube
- Prós: Gratuito, fácil acesso, faz ao seu tempo, ensinado por profissional;
- Contras: Idem ao aplicativo, uma vez que a professora não orienta.
Curso Online Yoga para Gestar
- Prós: Fácil acesso, faz ao seu tempo, orientação e acompanhamento profissional adequado, ainda que à distância;
- Contras: não é gratuito;
Yoga para Gestantes
Prepare-se para o parto com este curso 100% online com aulas práticas de Yoga para Gestantes. Exercícios selecionados e preparados para cada trimestre da gestação e com instrutoras experientes!
Autoestima Na Gravidez: Como Lidar Com As Mudanças No Corpo | Vila Materna
dezembro 31, 2023 at 7:11 pm[…] como treinar a respiração profunda, fazer meditação, yoga ou pilates podem ajudar a reduzir o stress e melhorar o seu bem-estar geral ao mesmo tempo em que […]